blog image

Blog

26/10/2021 . Dicas

Poda de Árvores: Como obter melhores resultados?

Porque é importante podar árvores de fruto?

Realizar a poda de árvores frutíferas é fundamental para potencializar a absorção de nutrientes da planta e para promover a formação de frutos de elevada qualidade. O tamanho, o peso, a cor, o sabor e a aparência dos frutos são fatores determinantes para a rentabilidade do produtor.  

Os galhos secos ou doentes que comprometem a produtividade da planta são removidos. Os restantes ganham mais força e resistência para suportar o peso dos frutos.  A realização da poda em árvores fomenta a abertura de espaços que promovem a passagem de luz e a circulação do ar na parte interna da copa, a fim de melhorar a aparência e o crescimento dos frutos que se desenvolvem nessa área. A remoção de folhas e flores secas minimiza a incidência de doenças.

Em resumo, a poda é uma poderosa aliada na manipulação do crescimento e da produção das árvores de fruto. 

 

Como obter melhores resultados?

É importante fazer um levantamento das caraterísticas específicas da cultura e detalhar os vários pontos que podem contribuir para a maximização do rendimento operacional em campo. Entre eles, definir qual o equipamento mais adequado para a operação.

A adoção de sistemas mecanizados para a realização da poda em pomares, conduz a consideráveis reduções de custos e aumentos significativos de produção. Além do mais, estes equipamentos garantem cortes homogéneos e lisos que facilitam a cicatrização dos ramos e reduzem a proliferação de pragas e doenças.

Dependendo das especificidades do pomar, uma podadora de árvores acoplada ao trator pode atingir uma velocidade de trabalho de 6 km/h que, naturalmente, resulta na redução do tempo de trabalho e de mão-de-obra associada. Por comparação à poda manual, a poda mecânica apresenta uma capacidade de trabalho mais elevada: consegue podar mais árvores em menos tempo.

 

Podadora de Árvores STAGRIC

A STAGRIC projetou um sistema sofisticado e de elevada qualidade que promete realizar de forma eficiente a poda em pomares e sebes: A Podadora de Árvores STAGRIC. Este equipamento está disponível em duas versões:

·         Fixa; e

·         Articulada.

A Podadora de Árvores Fixa STAGRIC conta com duas barras de corte – vertical e horizontal -, constituídas por pentes de ponta esférica que operam em movimento alternado, aptos a cortar ramos com uma espessura média de 30 mm. A flexibilidade da barra de corte horizontal permite-lhe efetuar o corte em qualquer ângulo, incluindo verticalmente. A versatilidade desta alfaia confere-lhe uma altura máxima de trabalho de 4,8 metros.

Já a Podadora de Árvores Articulada STAGRIC conta apenas com uma barra de corte, constituída por pentes de ponta esférica que operam em movimento alternado, aptos a cortar ramos com uma espessura média de 30 mm.  A flexibilidade da barra de corte permite-lhe efetuar o corte em qualquer posição – vertical ou horizontal – e em qualquer ângulo. Projetada para realizar corte em altura em árvores de fruto e sebes.

Quais as vantagens da Podadora de Árvores STAGRIC?

·         Melhoria da qualidade dos frutos;

·         Redução do tempo de trabalho devido à mecanização do processo de corte;

·         Maior facilidade de manutenção das árvores de fruto;

·         Redução de custos com mão-de-obra;

·         Incremento da produtividade;

·         A solução ideal pode ser oferecida por meio de construção individual.

Ao considerar a adopção da poda de árvores mecanizada, deve avaliar as condições do meio em que o pomar está inserido, bem como a sua complexidade, a fim de verificar a pertinência da sua implementação.

Agora que revelamos os benefícios que Podadora de Árvores STAGRIC oferece, não adie a rentabilização do seu pomar. Entre em contacto connosco!

burger menu